INVESTIGAÇÃO

PROJETOS

  • Avaliação dos impactes culturais e ambientais da reabilitação de edifícios urbanos
  • Apoio à gestão urbanística (inserir link para micro site IMPACTE REHURB)

FORMAÇÃO

Tem como base o projecto Edificação Ecológica (LNEC) que consistiu num estado da arte europeu sobre os processos ecologicamente sustentáveis de produção de edifícios ao longo do seu ciclo de vida. As opções ecológicas são aqui abordadas durante o projecto, obra e durante a ocupação de um edifício, antecipando as fases da sua reabilitação, demolição ou reutilização. É demonstrado que as opções de edificação ecológica devem ter em conta os recursos ambientais que afetam: a energia, a água, o solo, os materiais. Para a optimização destes recursos na edificação é possível definir um conjunto de princípios e práticas, bem como estratégias de atuação destinadas ao projecto de arquitectura, tendo em conta os seus impactes nas diferentes fases do ciclo de vida de um edifício. Este seminário confere aos participantes ferramentas para avaliar a sustentabilidade ecológica de edifícios. 

  • Tem como base o projecto Metabolismo Urbano Baixo Carbono (LNEC/FAUP). Analisam-se as dinâmicas urbanas e sua relação com as emissões de carbono (CO2). Os edifícios encontram-se num contexto que condiciona, entre outras,  as opções que se abordam no seminário anterior. Este seminário aborda o conceito de metabolismo urbano, o conjunto de fluxos de recursos e resíduos que circula num sistema urbano. Estes fluxos são investigados tendo em vista a conservação do capital natural e a restituição cíclica dos resíduos à condição de recursos (metabolismo fechado). Aborda-se o fluxo energia-carbono, cuja regulação contribui para a mitigação das alterações climáticas. Esse fluxo é analisado em três setores: os edifícios, a mobilidade e os serviços urbanos e a sua análise quantitativa permitiu identificar medias para que os sistemas urbanos emitam menos carbono. Este seminário confere aos participantes ferramentas para avaliar a sustentabilidade ecológica de medidas concretas de planeamento urbano, em particular em termos de emissões de carbono. 
  • Tem como base trabalhos de consultoria em ecologia urbana desenvolvidos para países africanos. Aborda o tema transversal da avaliação de impactes de projectos, planos e políticas urbanas, que face ao crescente escrutínio sobre as acções de transformação do território, se tornou uma prática obrigatória para reconduzir o planeamento a melhores soluções. Este seminário demonstra que ser ou não ecologicamente sustentável é relativo, para além de poder conflituar com os objectivos de ser socialmente ou economicamente sustentável. Abordam-se os métodos para avaliar os impactes sócio-ambientais da urbanização e edificação, com base na experiência da avaliação do planos concretos, visando ajustar estes planos até serem viáveis, adequados ao contexto e com controlo dos riscos e impactes que geram. Este seminário confere aos participantes ferramentas para avaliar a sustentabilidade ecológica e social de planos de urbanização, em particular no mundo em desenvolvimento.

Tem como base o projecto MEMO (IST/ISCTE). Recuando historicamente no tempo estuda-se a região de Lisboa  ao nível do metabolismo territorial, no início do séc. XX quando esta era baseada em sistemas de gestão de recursos tradicionais. Este seminário aborda o abastecimento desta região em água e em bens alimentares. Utilizam-se fontes cartográficas ainda do séc. XIX, procurando os elementos que caracterizam o sistema de abastecimento tradicional de água e os cultivos do solo, associadas a um património local relevante. Todos estes elementos foram mapeados e georreferenciados sendo consultáveis num Atlas e WebMap interativo, apresentado no seminário, para dois momentos históricos (início do séc. XX e início da sua década de 40), onde se pode comparar a sustentabilidade ao longo do tempo e no momento atual. Este seminário confere aos participantes ferramentas para avaliar a sustentabilidade ecológica de regiões metropolitanas e suas unidades territoriais ao longo do tempo, em particular em termos de água e alimentação.

Tem como base o projeto Decarbonising Cities. Assessing urban and building rehabilitation impacts on urban metabolism and heritage (Pos Doc FCT Joana Mourão/ Samuel Niza (IN+IST) / Vitor Campos (NUT/LNEC) SFRH/BPD/118089/2016) 

FORMAÇÃO EM ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS (2023)

DA LINHA AO CIRCULO (2021-2023)